Jornal Vascular Brasileiro
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Jornal Vascular Brasileiro

Instruções e Políticas

O Jornal Vascular Brasileiro (J Vasc Bras.) é uma publicação on-line da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). Desde 2019, os manuscritos aceitos são publicados em fluxo contínuo artigo a artigo, utilizando apenas o volume e o ano. É voltada para cirurgiões vasculares e clínicos e para os profissionais de áreas afins. É aceito o envio de artigos em português, inglês e espanhol.

A missão do J Vasc Bras. é selecionar e disseminar conteúdos de qualidade científica comprovada acerca de pesquisas originais, novas técnicas cirúrgicas e diagnósticas e observações clínicas nas áreas de cirurgia vascular, angiologia e cirurgia endovascular.

 

Políticas editoriais

Políticas gerais

O J Vasc Bras. incorpora as recomendações contidas na última versão do Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journal Editors, ICMJE). A versão completa do texto citado está disponível em www.icmje.org.

O J Vasc Bras. segue os princípios da ética na publicação contidos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/resources/code-conduct) quanto a duplicidade de publicação, plagiarismo, fabricação de dados, inclusão ou remoção de autores, autoria fantasma ou presenteada, falta de declaração de conflitos de interesse, problemas éticos de pesquisa, apropriação indevida de ideias ou dados e resposta a boatos de má conduta por meio de qualquer mídia. Os artigos envolvendo seres humanos e animais devem apresentar um Parecer Consubstanciado emitido por um Comitê de Ética em Pesquisa.

Os manuscritos em desacordo com essas instruções serão devolvidos aos autores para as adaptações necessárias antes da avaliação pelo Conselho Editorial.

Os trabalhos enviados para publicação não devem ter sido publicados nem submetidos para análise por outras revistas, no todo ou parcialmente.

 

Taxa de processamento de artigos

Não há taxa para submissão e publicação de artigos.

 

Acesso aberto, copyright e políticas de autoarquivamento

O J Vasc Bras. é uma publicação de acesso aberto (open access), com licença Creative Commons do tipo CC-BY, estando de acordo com as definições de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI). Essa licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo que para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original, ou seja, desde que a fonte seja citada.

 

Copyright

Todos os artigos aceitos para publicação no J Vasc Bras., exceto quando declarado de outra forma, são publicados como artigos de acesso aberto integral (full open access) e são distribuídos livremente sob os termos da licença Creative Commons Attribution, que permite o uso, a distribuição e a reprodução do artigo em qualquer meio, sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Todos os autores mantêm os direitos autorais dos artigos publicados sob essa licença e devem enviar um Contrato de Licença de Publicação, descrito ao final destas instruções. O documento deve ser assinado por todos os autores ou pelo autor líder/correspondente em nome dos demais, desde que tenha autoridade para isso. Em casos de artigos que incluem figuras ou outro material já publicado anteriormente, os autores devem indicar a fonte original na legenda e providenciar uma carta de permissão do detentor dos direitos. Recomenda-se que os autores guardem uma cópia do material enviado, pois não será devolvido. Os autores devem incluir a seguinte declaração na página de rosto: “Copyright© 2021 Os autores. Este é um artigo publicado em acesso aberto (open access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite o uso, a distribuição e a reprodução do material publicado em qualquer meio, sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado”.

Lembrando que a folha de rosto deve ser submetida em um arquivo separado.

 

Políticas de autoarquivamento

O J Vasc Bras. encoraja os autores a arquivarem a versão final publicada dos seus manuscritos imediatamente após a publicação no site do J Vasc Bras. Sugerimos que os autores disponibilizem a versão publicada em PDF em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais científicas, como ResearchGate, Academia.edu e outros semelhantes, visto que melhora as métricas do periódico. Além disso, o J Vasc Bras. encoraja os autores a postarem sobre seus manuscritos publicados em suas redes sociais. Os autores devem incluir a citação completa em formato de texto, pois aumenta as chances de o artigo ser citado, bem como as pontuações métricas do periódico.

 

Idioma

O J Vasc Bras. aceita contribuições nacionais e internacionais em português, inglês e espanhol. Todos os artigos são traduzidos para o inglês e indexados em português e/ou em inglês.

 

Processo de revisão por pares

O autor é informado do recebimento do trabalho através de um e-mail gerado automaticamente pelo sistema de submissão (https://mc04.manuscriptcentral.com/jvb-scielo). Quando o artigo estiver de acordo com as instruções para autores e se enquadrar na política editorial do Jornal, o trabalho será submetido a análise por dois revisores indicados pelo Editor-Chefe. O fluxo adotado é o seguinte:

O autor submete o artigo
    O administrador verifica o artigo e o encaminha para o Editor-Chefe
        O Editor-Chefe verifica se o artigo deve prosseguir para avaliação
            O Editor-Chefe indica um Editor Associado ou da área para convidar e/ou designar revisor(es) ou convida-os diretamente
                Os revisores avaliam o artigo
                    O Editor-Chefe toma a decisão final

Todo o processo de análise é anônimo (duplo-cego). Depois da análise dos revisores, os autores serão informados a respeito da aceitação, recusa ou das modificações eventualmente sugeridas pelo Conselho Editorial. Cópias dos pareceres dos revisores serão enviadas aos autores. Os autores deverão retornar o texto com as modificações solicitadas o mais rapidamente possível (prazo máximo de 1 mês), devendo justificar o motivo caso alguma das solicitações não tenha sido atendida. Todas as modificações feitas no artigo devem ser claramente indicadas no texto, de preferência em vermelho. O artigo é, então, enviado novamente aos revisores, que emitem um novo parecer, definindo a aceitação, a necessidade de novas correções em rodadas sucessivas ou a recusa do artigo com ou sem possibilidade de ressubmissão. O artigo recusado sem possibilidade de ressubmissão não poderá ser ressubmetido. Em condições excepcionais, cabe solicitação de recurso (reconsideração) ao Editor-Chefe, mediante carta com justificativa para o e-mail da Secretaria Editorial (jvascbras@organizasecretaria.com.br).

Caso os autores não consigam atender às solicitações dentro do prazo estipulado, devem entrar em contato com a Secretaria Editorial através do e-mail jvascbras@organizasecretaria.com.br e solicitar a extensão do prazo. Não é permitido gerar uma submissão nova para envio de versões revisadas.

Abaixo, disponibilizamos uma tradução do Questionário de Avaliação para conhecimento geral e total transparência do processo (os revisores recebem o questionário em inglês).

  • O artigo contém informações novas e importantes que justifiquem sua publicação?
  • O resumo/abstract descreve o conteúdo do artigo de forma clara e precisa?
  • O problema (pergunta de pesquisa) é relevante e está informado de forma concisa?
  • Os métodos estão descritos de forma suficientemente detalhada?
  • As interpretações e conclusões são justificadas pelos resultados?
  • Há referências adequadas a outros trabalhos da área?
  • A linguagem, o idioma e a qualidade do texto estão aceitáveis?
  • Classifique a prioridade de publicação deste artigo (1 para prioridade máxima, 10 para prioridade mínima).
  • Estrutura do artigo: a extensão do artigo e o número de tabelas e figuras estão adequados? Está curto demais ou faltam tabelas/figuras? Está longo demais ou há tabelas/figuras demais?
  • Na seção Métodos, foi calculado o tamanho da amostra?
  • Informe qualquer conflito de interesse que você tenha em relação à revisão deste artigo (escreva “nenhum” caso essa situação não se aplique).
  • Classifique o artigo em termos de interesse, qualidade, originalidade e geral utilizando as seguintes categorias: excelente, bom, na média, abaixo da média ou ruim.
  • Confirme que o estudo foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa.
  • Recomendação: aceitar, revisões mínimas, revisões substanciais, recusar e ressubmeter ou recusar.
  • Você gostaria de revisar uma nova versão deste artigo?

 

Política sobre as seções

Os critérios especificados abaixo devem ser observados para cada tipo de publicação. A contagem eletrônica de palavras deve começar na Introdução e terminar na Conclusão.

 

Tipo de artigo

Resumo

(estrutura)

Resumo

(nº de palavras)

Texto

(nº de palavras)

Referências

Figuras e Tabelas

Original

Estruturado

250

3.000

40

N/A

Inovação

Não estruturado

150

3.000

30

N/A

Nota Prévia

Não estruturado

150

1.500

25

N/A

Revisão

Não estruturado

150

5.000

100

N/A

Relato de Caso

Não estruturado

150

1.500

25

N/A

Desafio Terapêutico

Não estruturado

150

1.500

25

N/A

Carta de Leitor

N/A

-

350

Opcional

N/A

Diretrizes

Não estruturado

150

5.000

100

N/A

 

 

Em todos os artigos, devem ser usadas as Diretrizes de Publicações disponíveis no site do J Vasc Bras. (https://jvascbras.org/page/report-guidelines) e, sempre que aplicável, os Reporting Standards da Society for Vascular Surgery (https://vascular.org/research-quality/guidelines-and-reporting-standards/reporting-standards).

 

Artigos originais

O J Vasc Bras. aceita artigos originais completos, sejam prospectivos, experimentais ou retrospectivos, assim como artigos premiados em congressos. É sempre aconselhável que o tamanho da amostra fique dentro do calculado (https://doi.org/10.1590/S1677-54492011000400001). Artigos originais possuem prioridade para publicação. Devem ser compostos pelos seguintes itens: página de rosto (preparada e submetida em arquivo separado), resumo estruturado (com os subtítulos Contexto, Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões e com, no máximo, 250 palavras) e palavras-chave, abstract e keywords, texto (dividido nas seções Introdução, Métodos, Resultados, Discussão ou equivalentes), agradecimentos (se aplicável), lista de referências, tabelas (se houver), legendas das figuras (se houver) e figuras (se houver). Artigos originais devem ter, no máximo, 3.000 palavras de texto (excluindo página de rosto, resumo, abstract, tabelas, figuras e lista de referências) e 40 referências.

 

Artigos de inovação

O J Vasc Bras. aceita artigos de inovação em diagnóstico, técnicas cirúrgicas e tratamentos, desde que não possuam, clara ou veladamente, objetivos comerciais ou comprometimento com as indústrias de equipamentos médicos e farmacêutica. Devem ser compostos pelos seguintes itens: página de rosto (preparada em arquivo separado), resumo não estruturado (máximo de 150 palavras) e palavras-chave, abstract e keywords, texto, lista de referências, tabelas (se houver), legendas das figuras (se houver) e figuras (se houver). Os artigos de inovação devem ter, no máximo, 3.000 palavras de texto e 30 referências.

 

Notas prévias

O J Vasc Bras. aceita notas prévias, ou seja, resultados iniciais ou preliminares/parciais de estudos em andamento, clínicos ou cirúrgicos, ou de aplicação de técnica inovadora. Devem ser compostas pelos seguintes itens: página de rosto (preparada em arquivo separado), resumo não estruturado (máximo de 150 palavras) e palavras-chave, abstract e keywords, texto, lista de referências, tabelas (se houver), legendas das figuras (se houver) e figuras (se houver). Notas prévias devem ter, no máximo, 1.500 palavras de texto e 25 referências.

 

Artigos de revisão

O J Vasc Bras. aceita artigos de revisão, inclusive metanálises e comentários editoriais:

Os artigos de revisão devem ser compostos pelos seguintes itens: página de rosto (preparada e submetida em arquivo separado), resumo não estruturado (máximo de 150 palavras) e palavras-chave, abstract e keywords, texto (dividido nas seções Introdução; Métodos, com a estratégia de busca; Resultados; Discussão; e Conclusão), lista de referências, tabelas (se houver), legendas das figuras (se houver) e figuras (se houver) e fluxograma da busca de artigos. Devem ter, no máximo, 5.000 palavras de texto e 100 referências.

 

Relatos de casos

O J Vasc Bras. aceita relatos de casos de grande interesse e bem documentados clínica e laboratorialmente. Somente são aceitos relatos que apresentem diagnóstico de entidade rara, tratamento pioneiro ou inovação e resultado inusitado e que apresentem documentação do diagnóstico dos relatos, seja por exames de imagem, histologia e/ou resultados de exames específicos, incluindo o período de seguimento. Devem ser compostos pelos seguintes itens: página de rosto (preparada e submetida em arquivo separado), resumo não estruturado (máximo de 150 palavras) e palavras-chave, abstract e keywords, texto (dividido nas seções Introdução, Descrição do Caso e Discussão ou equivalentes), lista de referências, legendas das figuras (se houver) e figuras (se houver). Relatos de caso devem ter, no máximo, 1.500 palavras de texto e 25 referências. Quanto à aprovação ética no Brasil, devem respeitar a resolução 166/2018 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) (http://www.saude.ufpr.br/portal/cometica/wp-content/uploads/sites/7/2018/07/Carta-Circular-166-2018-Tramitação-dos-estudos-do-tipo-relato-de-caso.pdf). Ressaltamos que não é suficiente informar o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE); os autores devem informar o número de aprovação do Parecer Consubstanciado. Os artigos estrangeiros devem estar em conformidade com a Declaração de Helsinki, seguir as normas éticas do país de origem e, preferencialmente, possuir o Termo de Consentimento de publicação assinado pelos pacientes.

 

Desafios terapêuticos

O J Vasc Bras. aceita desafios terapêuticos, que devem ser divididos em quatro partes: 1) Introdução; 2) Parte I – Situação clínica, com apresentação do caso ou da situação, incluindo imagens e/ou exames efetuados, seguida de questões pertinentes aos meios de diagnóstico adicionais e/ou às condutas terapêuticas; 3) Parte II – O que foi feito, com descrição da conduta adotada, incluindo procedimentos (cirúrgicos ou clínicos), exames adicionais, informações e imagens do seguimento (se aplicável) etc.; e 4) Discussão, incluindo, no último parágrafo, as conclusões do estudo. Desafios terapêuticos devem ser compostos pelos seguintes itens: página de rosto (preparada em arquivo separado), resumo não estruturado (máximo de 150 palavras) e palavras-chave, abstract e keywords, texto, lista de referências, tabelas, legendas de figuras (se houver) e figuras (se houver). Desafios terapêuticos devem ter, no máximo, 1.500 palavras de texto e 25 referências. Quanto à aprovação ética no Brasil, devem respeitar a resolução 166/2018 da CONEP (http://www.saude.ufpr.br/portal/cometica/wp-content/uploads/sites/7/2018/07/Carta-Circular-166-2018-Tramita%C3%A7%C3%A3o-dos-estudos-do-tipo-relato-de-caso.pdf). Ressaltamos que não é suficiente informar o CAAE; os autores devem informar o número de aprovação do Parecer Consubstanciado. Para artigos estrangeiros, basta a declaração dos autores de que a pesquisa foi desenvolvida em conformidade com a Declaração de Helsinki e que seguiu as normas éticas do país de origem, apresentando, quando apropriado, o Termo de Consentimento de publicação assinado pelos pacientes.

 

Cartas de leitores

O J Vasc Bras. aceita cartas de leitores versando sobre matéria editorial ou artigo publicado. Cartas de leitores devem ser relacionadas a artigos recentemente publicados, da mesma edição. Devem ser compostas pelos seguintes itens: título, nome do autor (separadamente), identificação da publicação que está sendo comentada e lista de referências (se houver). Devem ter, no máximo, 350 palavras de texto.

 

Diretrizes

As diretrizes devem ser compostas pelos seguintes itens: página de rosto (preparada e submetida em arquivo separado), resumo não estruturado (máximo de 150 palavras) e palavras-chave, abstract e keywords, texto, lista de referências, tabelas (se houver), legendas das figuras (se houver) e figuras (se houver). Diretrizes devem ter, no máximo, 5.000 palavras de texto e 100 referências. Preferencialmente, devem seguir o padrão das Diretrizes da Associação Médica Brasileira (AMB) (http://diretrizes.amb.org.br).

 

Números especiais

O J Vasc Bras. publica anais de congressos, coletâneas de trabalhos apresentados nos congressos brasileiros patrocinados pela SBACV e suplementos com trabalhos versando sobre temas de grande interesse. Esses números especiais podem ser organizados mediante consulta ao Editor-Chefe e Diretoria de Publicações da SBACV. Os arquivos dos resumos devem ser completamente revisados e formatados no estilo do J Vasc Bras. conforme o tipo de artigo e validados pela Comissão Científica do congresso.

 

Editoriais

Os editoriais são de natureza científica. O J Vasc Bras. não aceita editoriais sem convite do Editor-Chefe ou com objetivos comerciais. Devem ter, no máximo, 1.500 palavras, incluindo as referências na contagem de palavras (arquivo no formato Microsoft Word© .docx, digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento duplo).

 

Autoria, responsabilidade e contribuições

O número de autores por manuscrito é limitado a 8 (oito). Trabalhos com mais de oito autores devem ser acompanhados de uma justificativa para a inclusão de todos os autores. Trabalhos de autoria coletiva (institucionais) devem especificar os responsáveis. De acordo com os Uniform Requirements, editados pelo ICMJE, o crédito de autoria deve ser baseado exclusivamente em 1) contribuições substanciais para a concepção e o delineamento do estudo, coleta de dados ou análise e interpretação dos dados; 2) redação ou revisão crítica do artigo em relação a conteúdo intelectualmente importante; 3) aprovação final da versão a ser publicada; e 4) concordância em se responsabilizar por todos os aspectos do trabalho, garantindo que as questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam devidamente investigadas e resolvidas. Um autor deve preencher as condições 1, 2, 3 e 4 (texto original disponível em http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html). A inclusão de nomes cuja contribuição não se enquadre nos critérios citados não é recomendável nem justificável. Além disso, os nomes são publicados na ordem exata em que aparecem na página de rosto da submissão. Essa ordem não poderá ser alterada, e autores não poderão ser incluídos ou removidos após a aceitação do artigo ou durante sua produção/diagramação. Caso necessário, os autores devem solicitar uma Errata após a publicação, enviando uma justificativa para o pedido e uma declaração de concordância assinada por todos os autores (autores listados inicialmente e autor a ser removido ou adicionado).

IMPORTANTE: Caso seja necessário incluir um ou mais autores durante o processo de revisão do artigo (antes de sua finalização), é necessário fazer a inclusão do novo autor no sistema de submissão. Deve ser enviada uma justificativa por escrito, assinada por todos os autores do artigo (incluindo os autores antigos e os novos), detalhando o motivo da inclusão posterior à submissão e informando novamente a contribuição de cada um dos autores. Ressaltamos que é obrigatório informar as contribuições específicas de cada autor para o trabalho, as quais devem constar no arquivo da folha de rosto. O J Vasc Bras. publica as contribuições dos autores.

 

Conflitos de interesse

O J Vasc Bras. publica uma declaração dos autores sobre fontes de financiamento e conflitos de interesse. Devem ser mencionadas explicitamente, em documento suplementar ou junto ao cadastro de cada autor, situações de conflito de interesse que possam influenciar de forma inadequada o desenvolvimento ou as conclusões do trabalho. Alguns exemplos incluem publicações, emissão de pareceres (de artigos, propostas de financiamento, comitês de promoção etc.) ou participação em comitês consultivos ou diretivos. A lista de conferência abaixo deve ser utilizada como critério para a declaração de eventuais conflitos:

  • participação em estudos clínicos e/ou experimentais subvencionados pela indústria;
  • atuação como palestrante em eventos patrocinados pela indústria;
  • participação em conselho consultivo ou diretivo da indústria;
  • participação em comitês normativos de estudos científicos patrocinados pela indústria;
  • recebimento de apoio financeiro da indústria;
  • propriedade de ações da indústria;
  • parentesco com proprietários da indústria ou empresas fornecedoras;
  • preparação de textos científicos em periódicos patrocinados pela indústria;
  • qualquer relação financeira ou de outra natureza com pessoas ou organizações que podem influenciar o trabalho de forma inapropriada (por exemplo, atividade profissional, consultorias, ações, recebimento de honorários, testemunho de especialista, pedidos/registros de patentes, propostas ou outros tipos de financiamentos);
  • geração de impacto positivo ou negativo nas empresas citadas ou produtos/patentes envolvidos na pesquisa.

Nota: o formulário de conflitos de interesse do ICMJE em PDF deve ser utilizado como base para essa declaração e deve ser preenchido por todos os autores (http://www.icmje.org/coi_instructions.html).

 

Apoio financeiro

Todos os autores devem apresentar declarações sobre apoio financeiro recebido. Se não houve financiamento ou outro apoio financeiro, deve-se incluir a seguinte declaração: "Os autores declaram não ter recebido apoio financeiro".

Inicie cada declaração de apoio financeiro com o nome completo do autor, exatamente como aparece na linha que cita os autores, seguido pelo nome da instituição ou agência e número do subsídio (nessa ordem).

Exemplo: Apoio financeiro: Antoine de Saint-Exupéry recebeu financiamento para esta pesquisa de Esta Agência de Financiamento (subsídios números #555-2018 e #123-2018) e Esta Outra Agência (subsídio número #312556-15).

 

Ética na publicação

O J Vasc Bras. fará o seu melhor para monitorar e garantir a ética em cada etapa do processo editorial, mantendo a integridade do registro acadêmico, impedindo que necessidades empresariais ou interesses pessoais comprometam os padrões éticos e assegurando-se, de forma ativa, que não haja plágio ou publicação de dados fraudulentos. O J Vasc Bras. utiliza o iThenticate com a finalidade de triar ativamente os manuscritos submetidos em busca de semelhanças com outro material publicado anteriormente.

A equipe editorial do J Vasc Bras. tem completa responsabilidade e autoridade para recusar ou aceitar qualquer artigo. Os Editores-Chefes têm total autoridade sobre todo o conteúdo editorial da revista e sobre o momento de publicação desse conteúdo. Os manuscritos submetidos são documentos confidenciais e serão avaliados exclusivamente pelo seu mérito acadêmico e de acordo com o escopo da revista, não importando raça, gênero, orientação sexual, origem étnica, nacionalidade, crença religiosa, filosofia política ou afliação institucional dos autores. As políticas governamentais ou de outras instituições que não desta revista não interferirão no processo de edição e publicação.

Os Editores não divulgarão qualquer informação sobre os manuscritos submetidos a ninguém exceto ao autor correspondente, os revisores, outros consultores editoriais e a editora. Os editores e os membros do corpo editorial não utilizarão qualquer informação de um artigo submetido para fins de suas próprias pesquisas antes de o artigo ser publicado. Informações obtidas pela equipe da revista, como resultado do manuseio do estudo, permanecerão confidenciais e não serão utilizadas para vantagens pessoais. Os Editores responsáveis pelo manuseio do artigo transferirão para outros membros do corpo editorial manuscritos em que tenham quaisquer potenciais conflitos de interesse resultantes de relações/ligações de concorrência, colaboração ou de qualquer outra natureza com algum dos autores, empresas ou instituições relacionados ao estudo.

O J Vasc Bras. segue as normas éticas propostas pelo Committee on Publication Ethics (COPE – https://publicationethics.org), pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journals Editors, ICMJE - http://www.icmje.org) e pelas SciELO’s Guidelines on Best Practices (https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guide-to-Best-Practices-for-Strengthening-Ethics-in-Scientific-Publishing.pdf).

Os Editores tomarão medidas ativas quando houver preocupações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou publicado e investigarão a questão de acordo com os fluxogramas disponibilizados pelo Committee on Publication Ethics (COPE) ao lidarem com casos suspeitos de má conduta.

O processo de revisão por pares auxiliará os Editores. Os revisores permanecerão anônimos e será solicitado que sejam objetivos, declarem que não possuem conflito de interesse, mantenham a confidencialidade e orientem ou recomendem trabalhos ainda não citados.

 

Comitê de ética

É obrigatória a inclusão de declaração informando que todos os procedimentos foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição dos autores ou, na falta deste, por outro comitê de ética em pesquisa indicado pela CONEP (Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, Resolução nº 196 de 10/10/96 sobre pesquisa envolvendo seres humanos, DOU 1996 Out 16; nº 201, seção 1:21082-21085). Relatos de casos e desafios terapêuticos de autores do Brasil devem obedecer as normas da CONEP (http://conselho.saude.gov.br/images/comissoes/conep/documentos/CARTAS/CartaCircular166.pdf). Os autores devem informar, no texto do artigo, o número do Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa, o qual figurará na capa do artigo, junto com os fomentos. No caso de autores estrangeiros, os artigos devem estar em conformidade com a Declaração de Helsinki e com as normas éticas locais. A adequada obtenção de consentimento informado, quando aplicável, também deve ser descrita. Os autores devem manter cópias de formulários de consentimento informado e outros documentos exigidos pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição onde o trabalho foi desenvolvido. Em estudos experimentais envolvendo animais, devem ser respeitadas as diretrizes aplicáveis ao tipo de estudo correspondente.

 

Registro de Ensaios Clínicos

O J Vasc Bras. apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do ICMJE, reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e a divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos em acesso aberto. De acordo com essa recomendação, artigos de pesquisas clínicas devem ser registrados em um dos registros de ensaios clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e pelo ICMJE, os quais podem ser encontrados no site do ICMJE (por exemplo, www.clinicaltrials.gov, www.isrctn.org, www.umin.ac.jp/ctr/index.htm e www.trialregister.nl). No Brasil, o registro pode ser feito na página do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) – www.ensaiosclinicos.gov.br. Primeiramente, deve-se obter um número de registro do trabalho, denominado Universal Trial Number, no link https://apps.who.int/utn/?AspxAutoDetectCookieSupport=1 e, então, importar o arquivo XML do estudo protocolado na Plataforma Brasil. O número de identificação deve ser registrado ao final do resumo. Todos os artigos resultantes de ensaios clínicos randomizados devem ter um número de identificação em um desses registros, que deve ser obrigatoriamente informado na folha de rosto.

 

Direitos humanos e direitos dos animais

O J Vasc Bras. endossa e exige que os autores sigam as recomendações do ICMJE para a proteção dos participantes da pesquisa. Todos os estudos e relatos devem estar de acordo com a Declaração de Helsinki revisada em 2013.

Os pacientes têm direito à privacidade que não pode ser infringido; portanto, é necessário consentimento informado. Informações identificadas, incluindo nomes e iniciais dos pacientes ou nomes e números do hospital, não devem ser publicadas em descrições escritas ou fotografias, a não ser que a informação seja essencial para fins científicos, e o paciente (ou genitor/responsável) forneça consentimento informado para publicação por escrito. O consentimento informado para essa finalidade exige que o manuscrito a ser publicado seja mostrado ao paciente. Detalhes identificadores devem ser omitidos se não forem essenciais. É difícil manter o completo anonimato; entretanto, deve-se obter o consentimento informado caso haja alguma dúvida.

Os estudos feitos em humanos e animais devem receber a aprovação do respectivo Comitê de Ética em Pesquisa. No caso de autores estrangeiros, os artigos devem estar em conformidade com a Declaração de Helsinki e com as normas éticas locais. Os autores devem declarar na carta de submisão se o manuscrito está de acordo com o seu comitê de ética em pesquisa nacional e/ou se recebeu a devida aprovação, se for uma exigência para o tipo de estudo.

Todo o trabalho em animais deve ser realizado de acordo com as normas nacionais e internacionais pertinentes. Na folha de rosto, deve-se nomear a instituição que aprovou o estudo e deve-se declarar no artigo que o estudo foi conduzido seguindo as diretrizes da instituição para a criação animal.

 

Diretrizes para a redação de artigos científicos

Os autores são incentivados a seguir boas práticas no desenho e na redação de seu trabalho. As diretrizes para a redação de artigos científicos promovem o relato claro dos métodos e dos resultados, a fim de permitir a avaliação crítica do manuscrito. Solicitamos que todos os manuscritos sejam escritos de acordo com a diretriz apropriada. O J Vasc Bras. recomenda que os autores busquem as diretrizes apropriadadas sobre o tipo de estudo que estão relatando e sugere os seguintes recursos, como indicado pelo ICMJE - International Committee of Medical Journal Editors:

Além disso, os manuscritos de revisão devem descrever os métodos utilizados para localizar, selecionar, extrair e sintetizar os dados

 

Correções e retratações

Qualquer suspeita de más práticas ou má conduta, seja durante a revisão por pares ou após a publicação, deve ser comunicada por e-mail para os Editores-Chefes, apresentando um relato detalhado das suspeitas e das evidências que levaram a essas suspeitas.

Todas as suspeitas de má conduta serão meticulosamente investigadas, de acordo com os fluxogramas disponibilizados pelo Committee on Publication Ethics (COPE), chegando às partes envolvidas e às suas instituições, se necessário. Dependendo da gravidade do problema e do ritmo da investigação, os Editores-Chefes podem publicar uma manifestação de preocupação antes da sua conclusão. Se for confirmada a suspeita de más práticas ou má conduta, os Editores publicarão uma nota de retratação, seja parcial ou completa, e atualizarão o artigo retratado.

Política de publicidade

O J Vasc Bras. não inclui publicidade de nenhum tipo em seu website ou conteúdo publicado.

 

Diretrizes de preparação do manuscrito

Unidades de medida

O J Vasc Bras. utiliza o Sistema Internacional de Unidades (SI) e solicita que os autores estejam atentos ao relatarem quantidades.

 

Abreviações e símbolos

Os autores devem utilizar apenas nomenclatura e siglas bem-estabelecidas no manuscrito. Abreviações não devem ser utilizadas no Título e no Resumo do manuscrito. Ao se utilizar abreviações no texto, a menos que seja uma unidade padrão de medida, deve-se utilizar o termo por extenso, seguido pela abreviação adequada entre parênteses, quando mencionado pela primeira vez.

 

Figuras

Gráficos, fotografias, esquemas, ilustrações etc. devem ser citados como figuras (Figura 1, Figura 2, Figuras 1, 2, 5-7 etc.) e não “Gráfico” ou “Imagem”, em ordem crescente, e seguir as orientações das seções "Uso de cores" e "Preparação e manipulação de figuras". Evite o uso de cores para transmitir significado, já que leitores de tela e pessoas com impedimentos visuais podem ser prejudicados.

No caso da utilização de setas, símbolos, letras ou números para destacar partes das figuras, certifique-se de identificá-los claramente na respectiva legenda. Todas as legendas devem ser listadas em uma mesma página, no final do artigo. Sempre que possível e pertinente, as figuras devem ser apresentadas na forma de quadros, e cada figura que compõe o quadro deve ser identificada através do uso de letras (A, B, C etc.), com explicação na legenda.

As figuras devem ser enviadas em formato eletrônico (exclusivamente gráficos e fotografias digitais), em arquivos independentes, nas extensões JPG, GIF ou TIFF, com resolução mínima de 300 dpi nítida.

Quando não for possível enviar as figuras eletronicamente, o envio deve ser feito pelo correio. Não são aceitas fotografias escaneadas; fotografias em papel devem ser encaminhadas pelo correio. Fotografias de pacientes não devem permitir sua identificação. Gráficos devem ser apresentados somente em duas dimensões e devem ser designados como “Figura”.

Caso uma figura eletrônica apresente baixa qualidade, o Jornal pode entrar em contato com os autores solicitando o envio das figuras originais em alta resolução. No caso de fotografias enviadas pelo correio, devem ser identificadas no verso com uma etiqueta colante com o nome do primeiro autor e uma seta indicando o lado para cima.

Não devem ser enviados os originais de radiografias, registros em papel termossensível e outras formas de registro. Estes devem ser enviados sob a forma de fotografia de boa qualidade, que permita boa reprodução.

Se o artigo contiver uma figura já publicada anteriormente, deve-se citar a fonte original e obter permissão para reprodução por escrito do detentor do direito autoral. A permissão para reprodução é exigida independentemente de o detentor ser um autor ou uma editora, exceto em casos de documentos de domínio público. Os autores devem manter uma cópia da(s) carta(s) de permissão.

As figuras não devem repetir informações já descritas no texto e devem ser compreendidas de forma independente, sem o auxílio do texto. Siglas utilizadas em figuras devem ser definidas na legenda.

Em imagens contendo fotos de pessoas, deve-se garantir que as pessoas não sejam identificadas, exceto nos casos em que a utilização da foto tenha sido autorizada especificamente para publicação no artigo.

 

Tabelas

As tabelas devem ser nomeadas e citadas usando algarismos arábicos consecutivos, como Tabela 1, Tabela 2 etc. As tabelas não devem ser submetidas como imagens. Devem ser elaboradas utilizando a ferramenta própria para criação de tabelas do Microsoft Word; ser incluídas no documento principal, após a lista de referências (cada tabela deve ser inserida em uma página separada); e seguir as orientações abaixo:

  • as tabelas não devem repetir informações já descritas no texto e devem ser compreendidas de forma independente, sem o auxílio do texto;
  • as tabelas devem ser citadas no texto e numeradas com algarismos arábicos em ordem crescente às suas citações (Tabela 1, Tabela 2, Tabelas 1, 2, 5-7 etc.);
  • evite o uso de cores para transmitir significado, já que leitores de tela e pessoas com impedimentos visuais podem ser prejudicados. Quando for necessário utilizar cores, siga as orientações da seção "Uso de cores";
  • utilize apenas linhas horizontais no cabeçalho e no pé da tabela. Não utilize linhas verticais nem separe verticalmente as células;
  • todas as siglas utilizadas devem ser explicadas em notas de rodapé;
  • no caso da utilização de setas, símbolos (*, †, ‡, §, ||, ¶, **, ††, ‡‡, §§ etc.), letras ou números para a inclusão de notas, certifique-se de identificá-los claramente na respectiva legenda;
  • as legendas devem ser explicativas, iniciando pela identificação em negrito, seguida por um ponto e pelo texto descritivo;
  • nos artigos em inglês, se houver uso de marcador de casa decimal, este deve ser indicado por ponto e, havendo marcador de casa de milhar, por vírgula;
  • nunca construa tabelas utilizando espaços ou tabulações;
  • não utilize separadores diagonais em células.

Quando necessário, os autores são responsáveis por obter a correta autorização para o uso ou a adaptação de dados de outras fontes, conforme apropriado, diretamente junto ao proprietário do copyright, e incluir a citação correspondente.

 

Uso de cores

Embora a utilização de cores seja permitida, é importante que os autores (ou profissionais contratados para edição) se esforcem para garantir que o uso de cor não prejudique o entendimento para leitores com algum distúrbio de visão. Recomendamos que os seguintes recursos sejam consultados antes da preparação de figuras ou tabelas com cores:

 

Preparação e manipulação de figuras

RESOLUÇÃO E FORMATOS

Gráficos, fotografias, esquemas, ilustrações etc. devem ser enviados nos formatos JPG, GIF ou TIFF, em alta resolução (300 ou 600 dpi). Recomendamos que os autores (ou profissionais contratados para edição) sigam as seguintes orientações:

  • verifique se a figura será publicada ocupando toda a largura da página ou de apenas uma coluna e, então, certifique-se de que todos os textos e símbolos utilizados possam ser lidos de forma clara;
  • se a figura ocupar toda a largura de uma página, envie-a com uma largura entre 2.500 e 5.000 pixels;
  • se a figura ocupar a largura de apenas uma coluna (ou meia página), envie-a com uma largura entre 1.200 e 2.400 pixels.

 

EDIÇÃO E MANIPULAÇÃO

Ao preparar as imagens, tome cuidado ao utilizar filtros ou outro tipo de edição na hora de incluir destaques. As imagens não devem ser manipuladas ou ajustadas em excesso, de forma que possa causar a má interpretação das informações. Recomendamos que os autores (ou profissionais contratados para edição) observem as dicas e os exemplos a seguir:

 

Referências e citações

Todos os autores e trabalhos citados no texto devem constar na lista de referências e vice-versa. Numere as referências por ordem de aparecimento no texto (e não em ordem alfabética), utilizando números sobrescritos (e não números entre parênteses). A ordem das referências, tanto na numeração sobrescrita ao longo do texto quanto na lista, deve estar de acordo com a ordem de citação ou aparecimento. Evite um número excessivo de referências bibliográficas, respeitando os limites de referência indicados para cada tipo de artigo. Cite apenas as referências mais relevantes para cada afirmação e dê preferência a trabalhos mais recentes (últimos 5 anos).

Não esqueça de citar autores brasileiros e latino-americanos sempre que relevante. Para isso, consulte as seguintes fontes de pesquisa: LILACS (https://lilacs.bvsalud.org/), SciELO (www.scielo.br) e o próprio Jornal (www.scielo.br/jvb e www.jvascbras.org).

Evite citações de difícil acesso aos leitores, como teses, resumos de trabalhos apresentados em congressos ou outras publicações de circulação restrita. Não utilize referências do tipo “comunicação pessoal”. Artigos aceitos para publicação podem ser citados acompanhados da expressão “no prelo”. Para citações de outros trabalhos dos mesmos autores, selecione apenas os trabalhos completos originais publicados em periódicos e relacionados ao tema em discussão (não citar capítulos e revisões). Os autores são responsáveis pela exatidão dos dados constantes nas referências bibliográficas e pela observação do estilo apresentado nos exemplos a seguir (Vancouver – https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html).

 

Artigos de revistas:

  1. Harvey J, Dardik H, Impeduglia T, Woo D, Debernardis F. Endovascular management of hepatic artery pseudoaneurysm hemorrhage complicating pancreaticoduodenectomy. J Vasc Surg. 2006;43:613-7.

  2. The UK Small Aneurysm Trial Participants. Mortality results for randomised controlled trial of early elective surgery or ultrasonographic surveillance for small abdominal aortic aneurysms. Lancet. 1998;352:1649-55.

  3. Hull RD, Pineo GF, Stein PD, et al. Extended out-of- hospital low molecular-weight heparin prophylaxis against deep venous thrombosis in patients after elective hip arthroplasty: a systematic review. Ann Intern Med. 2001;135:858-69.

Se o número de autores for maior do que seis, cite apenas os três primeiros e acrescente “et al”. Até seis autores, cite todos.

Observe que, após o título abreviado da revista, deve ser inserido um ponto final.

 

Capítulos de livro:

Rutherford RB. Initial patient evaluation: the vascular consultation. In: Rutherford RB, editor. Vascular surgery. Philadelphia: WB Saunders; 2000. p. 1-12.

 

Artigo de revista eletrônica:

Abood S. Quality improvement initiative in nursing homes: the ANA acts in an advisory role. Am J Nurs [revista eletrônica]. 2002 Jun [citado 2002 ago 12];102(6):[aproximadamente 3 p.]. http://www. nursingworld.org/AJN/2002/june/Wawatch.htm.

 

Artigo publicado na Internet:

Wantland DJ, Portillo CJ, Holzemer WL, Slaughter R, McGheeEM. The effectiveness of web-based vs. non-web-based interventions: a meta-analysis of behavioral change outcomes. J Med Internet Res. 2004;6(4):e40. http://www.jmir.org/2004/4/e40/. Acessado: 29/11/2004.

 

Site:

OncoLink [site na Internet]. Philadelphia: University of Pennsylvania; c1994-2006. [atualizado 2004 set 24; citado 2006 mar 14]. http://cancer.med.upenn.edu/.

 

Software:

Smallwaters Corporation. Analysis of moment structures: AMOS [software]. Version 5.0.1. Chicago: Smallwaters; 2003.

 

Arquivos obrigatórios

Arquivo

Tipo de arquivo

Obrigatório?

Folha de rosto (titlepage.docx)

Title page

Sim

Documento principal (manuscript.docx)

Main Document

Sim

Figura 1.jpg; Figura 2.jpg etc.

Figure

Sim, se forem utilizadas imagens

Contrato de Licença de Publicação e de Direitos Autorais

Supplemental File NOT for Review

Sim

ICMJE Disclosure Form (um arquivo COI para cada autor)

Supplemental File NOT for Review

Sim

 

 

Folha de rosto

Prepare e envie a folha de rosto em um arquivo separado, contendo:

  1. título do trabalho em português;
  2. título do trabalho em inglês;
  3. título resumido do trabalho (sem abreviações) no idioma do manuscrito (máximo de 50 caracteres com espaços), que será utilizado no cabeçalho do artigo publicado;
  4. nome completo dos autores;
  5. É fortemente recomendado incluir o ORCID de todos os autores (caso não seja possível associar o ORCID de cada autor direto no sistema de submissão);
  6. afiliações dos autores. Dados necessários: departamento, instituição – SIGLA, cidade, UF e país;
  7. informações de correspondência. Dados necessários: nome do autor correspondente, endereço completo para correspondência (incluindo CEP, cidade, UF e país), telefone e e-mail do autor correspondente;
  8. informações sobre os autores. Dados necessários: iniciais do nome completo do autor seguidas de sua ocupação atual. Por exemplo: GBPB é mestre em cirurgia pela Universidade Federal de São Paulo (USP);
  9. informação sobre a instituição onde o trabalho foi desenvolvido. Por exemplo: O estudo foi realizado no(a)...;
  10. declaração sobre conflitos de interesses;
  11. declaração sobre financiamentos;
  12. número do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (se aplicável). Para artigos brasileiros, ressaltamos que não é suficiente informar o CAAE; os autores devem informar o número de aprovação do Parecer Consubstanciado. Para artigos estrangeiros, basta a declaração dos autores de que a pesquisa foi desenvolvida em conformidade com a Declaração de Helsinki e que seguiu as normas éticas do país de origem;
  13. número do registro de ensaio clínico randomizados (se aplicável).

 

Documento principal

O documento principal deve ser formatado utilizando o Microsoft Word© (formato DOC ou DOCX). As páginas devem ser configuradas em tamanho A4 (21,0 x 29,7), com margens de 2,5 cm, em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento duplo. O texto deve ser alinhado à esquerda em todas as seções. Os títulos das seções devem ser em negrito, e os subtítulos, em itálico.

O documento principal deve ser estruturado conforme descrito abaixo:

  1. título em português;
  2. título em inglês;
  3. resumo em português (estruturado ou não estruturado, de acordo com o tipo de artigo);
  4. palavras-chave;
  5. abstract (estruturado ou não estruturado, de acordo com o tipo de artigo);
  6. keywords;
  7. texto estruturado de acordo com o tipo de artigo;
  8. lista de referências;
  9. tabelas (se houver, uma em cada página ao final do artigo);
  10. legendas das figuras (se houver, na última página).

 

Documento de transferência de direitos autorais

Todos os autores mantêm os direitos autorais dos artigos publicados sob essa licença e devem enviar um Contrato de Licença de Publicação. O documento de transferência de direitos autorais deverá ser assinado por todos os autores ou pelo autor líder/correspondente em nome dos demais, caso tenha autoridade para isso.

 

Submissão do manuscrito

Todos os artigos devem ser submetidos através do sistema de submissão ScholarOne/SciELO, disponível em http://mc04.manuscriptcentral.com/jvb-scielo. Registre os seus dados de acesso (login e senha) e siga os passos indicados para submeter o seu artigo. Para iniciar o processo de cadastro do artigo no sistema, o responsável pela submissão deve se cadastrar no sistema como autor e associar o seu Open Researcher and Contributor ID (ORCID – https://orcid.org/). Caso o autor não possua registro no ORCID, favor realizar. Além do autor correspondente, todos os demais autores devem possuir registro no ORCID. Os ORCID são identificadores persistentes que distinguem uma pessoa da outra. Com o ORCID, os pesquisadores são facilmente e corretamente conectados a suas atividades, resultados de pesquisa, publicações e afiliações. O ORCID dos coautores pode ser informado na folha de rosto. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a secretaria editorial pelo e-mail jvascbras@organizasecretaria.com.br ou pelo telefone (51) 99977.3480.

 

Procedimentos após o aceite para publicação

Os manuscritos aceitos são publicados em fluxo contínuo artigo a artigo, utilizando apenas o volume e o ano.

Os autores serão informados sobre o aceite dos artigos através de uma mensagem/decisão de aceite gerada pelo sistema. Essa mensagem é o documento oficial de aceite do J Vasc Bras.; não serão gerados ou enviados outros documentos com o mesmo propósito. Após a aceitação, o artigo entrará em processo de produção no J Vasc Bras. e será publicado em edição regular assim que estiver pronto. Nessa etapa, não serão mais permitidas alterações de conteúdo ou na nominata de autores. Artigos aceitos em língua portuguesa ou espanhola serão traduzidos para o inglês pela equipe da revista, e a tradução será submetida ao autor correspondente para revisão e aprovação. Artigos aceitos em língua inglesa passarão por revisão de estilo, e a versão final será submetida ao autor correspondente para aprovação. A secretaria editorial do J Vasc Bras. não fornece informações exatas sobre a data de publicação.

Antes da publicação dos artigos aceitos, os autores correspondentes receberão o artigo em sua versão finalizada (em arquivo no formato MS Word© DOCX) e editorado para aprovação (em arquivo PDF). O editor poderá solicitar alguma informação adicional aos autores nessa fase. Para visualizar arquivos em PDF, é necessário instalar o Adobe Acrobat Reader (download gratuito em http://get.adobe.com/br/reader/). As correções solicitadas nessa fase do processo devem ser limitadas a erros tipográficos, sem alteração do conteúdo do estudo. Não são permitidas alterações de conteúdo ou de autores. Os autores deverão devolver as provas aprovadas por e-mail em até 48 horas após o recebimento da mensagem. Uma vez finalizado o processo de produção dos PDFs, o artigo será enviado para publicação definitiva na SciELO (http://www.scielo.br/jvb).


Links:

Sistema de Submissão:
https://mc04.manuscriptcentral.com/jvb-scielo

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